Registo alguns sites que considero interessantes.
4000 years of women in science
http//www.astr.ua.edu/4000ws/4000ws.htm
Colecção Berardo
http://www.a22.pt/museu/1/berardo.htmp
Musée du Louvre, Paris
http:www.culture.fr/louvre
Museo del Prado, Madrid
http:/museoprado.mcu.es
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
http://www.eunet.pt/IPM/A ANTIGA/aantiga.htm
Museu Nacional dos Coches, Lisboa
http//www.eunet.pt/IPM/COCHES/coches.htm
Nacional Gallery,Londres
http//www.nationalgallery.org.uk
Tate Modern Gallery,Londres- obras de arte organizadas por temas
http://www.tate.org.uk/modern/default.htm
Museu Gulbenkian,Lisboa
http://www.ip.pt/gulbenkian/25.html
Musei Vaticani,Roma: Galerias e Capela Sistina
http://www.christusrex.org/www/vaticano/O-Musei.html
Musée d'Orsay,Paris
http://museeorsay.fr
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sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Actividade de Dramatização
Passos a seguir para uma actividade de dramatização:
FUNÇÕES
Professor- Define as personagens e os seus papéis
Escolhe os alunos e ensaia-os
Alunos
- Uns representam os personagens
- Outros recebem o guião que facilite a observação/ assistência
à representação(espectadores)
GESTÃO DA ACTIVIDADE
- Os actores fazem uma apreciação das suas personagens
- Os espectadores opinam sobre a situação observada e questionam os
alunos/actores(apoio do professor)
- O professor, no final da sessão, avalia a dramatização(balanço
da actividade/ síntese)
Agora é escolher o que gostarias de representar... "A nossa viagem ao Espaço" ou " Um dia sem Internet, o que é que eu faço?!...."
FUNÇÕES
Professor- Define as personagens e os seus papéis
Escolhe os alunos e ensaia-os
Alunos
- Uns representam os personagens
- Outros recebem o guião que facilite a observação/ assistência
à representação(espectadores)
GESTÃO DA ACTIVIDADE
- Os actores fazem uma apreciação das suas personagens
- Os espectadores opinam sobre a situação observada e questionam os
alunos/actores(apoio do professor)
- O professor, no final da sessão, avalia a dramatização(balanço
da actividade/ síntese)
Agora é escolher o que gostarias de representar... "A nossa viagem ao Espaço" ou " Um dia sem Internet, o que é que eu faço?!...."
Guião para análise de um Documento Escrito
Envio-vos algumas sugestões de análise de documentos para vos orientar na sua compreensão.
Identificação
- Natureza do documento( carta, livro...)
- Autor/ data ou época ( texto histórico/historiográfico)
Análise
- Levantamento do vocabulário desconhecido
- Identificação de nomes( personalidades, acontecimentos, lugares)
- Destaque das ideias secundárias
-Enfoque ( explicação/ debate) da ideia prrincipal
Significado
- Testemunho de uma época/ ambiente e vivências
- Reflexo da leitura/ opção ou posição política, religiosa ou outra do autor
Saber-fazer/ Saber-ser
- Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese, de juízo crítico e de argumentação/ debate.
Identificação
- Natureza do documento( carta, livro...)
- Autor/ data ou época ( texto histórico/historiográfico)
Análise
- Levantamento do vocabulário desconhecido
- Identificação de nomes( personalidades, acontecimentos, lugares)
- Destaque das ideias secundárias
-Enfoque ( explicação/ debate) da ideia prrincipal
Significado
- Testemunho de uma época/ ambiente e vivências
- Reflexo da leitura/ opção ou posição política, religiosa ou outra do autor
Saber-fazer/ Saber-ser
- Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese, de juízo crítico e de argumentação/ debate.
Peste Negra

A imagem conduz-nos a um cenário de terror: A Peste Negra.Trazida do Oriente pelos marinheiros genoveses,esta doença agressiva encontrou uma população na Europa extremamente enfraquecida pela fome, o que facilitou imenso a sua propagação; Europa central, Inglaterra, Alemanha,Escandinávia, todas as populações se renderam a este flagelo. Prtugal não foi excepção. Se quiseres aprofundar podes consultar Virgínia Rau, historiadora portuguesa especializada em Idade Média em Portugal.
Vai a dica: " Un DocumentPortugaissur la Peste Noire de 1348", separata de Annalesdu Midi, Toulouse, 1966.
Convento de Mafra

O Palácio-convento de Mafra foi mandado construir por D. João V, o Magnânimo, na vila de Mafra. O conjunto resultou em 40.000 m2 de construção e cerca de 1300 dependências, "Obra maior que o Reino", como diria D. João V.
O Convento tornou-se o símbolo do poder absoluto do rei e um cartão de visita para toda a Europa esplendorosamente absolutista.
A afirmação do poder joanino reflecte-se na edificação de muitas igrejas, cobertas interiormente de talha dourada, na remodelação do Paço da Ribeira, ao qual se acrescenta uma nova ala com escadas e salões luxuosamente decorados e representações diplomáticas que surpreenderam a Europa pela sua pompa e riqueza.
Para poderm testemunhar toda esta magnanimidade façam uma visita com amigos ou familiares ao Museu dos Coches.
Luís XIV e a centralização do poder político em França

Este retrato de Luís XIV, obra de Hyacinthe Rigaud tornou-se a imagem oficial do Rei-Sol, pela riqueza e simbologia das suas vestes. O manto azul, traje dos grandes sacerdotes no Antigo Testamento, bordado com a flor de lis, símbolo solar e emblema dos reis de França, no peito o símbolo da ordem do Espírito Santo, que o torna membro da Cavalaria;a espada de França , representação do poder militar do defensor da Igreja; o ceptro, símbolo da autoridade; a coroa referente à coroação de Carlos Magno imperador e a mão da justiça,sinal do poder de condenar ou perdoar.
A sumptuosidade das suas vestes projectam o Rei para um universo inatingível em que o poder do Homem se confunde com o poder de Deus.
Dieixo-vos algumas frases célebres de Luís XIV:
" Estado sou Eu"
" O trabalho assusta apenas as almas fracas"
"É mais fácil reconciliar a Europa inteira do que duas mulheres"
"Ir-me-ei embora, mas o Estado permanecerá sempre"
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Projectos da Escola Luís de Freitas Branco
Projecto: Participação da Escola Secundária Luís de Freitas Branco nas Comemorações do Centenário da República – A República no Concelho de Oeiras
O projecto irá envolver uma série de actividades que visam a divulgação da história da I República e a integração da Escola em actividades dinamizadas pela Comissão Nacional para as Comemorações para o Centenário da República.
ACTIVIDADES A DESENVOLVER:
1.Pesquisa através de fontes variadas sobre a I República e realização de trabalhos a partir das fontes consultadas:
9º B
Elaboração de um roteiro republicano do Concelho de Oeiras
(Levantamento da toponímia do concelho relacionada com figuras e acontecimentos da história da República e sua explicação e ilustração através de fotografias e ilustrações de praças, ruas, placas, monumentos)
9º C
A Iconografia da República
(Levantamento de filmes, fotografias, ilustrações e caricaturas sobre a I República. Sua apresentação em trabalho colectivo final)
12º C
A Imprensa Local de Oeiras entre 1870 e 1933 – Os ideais republicanos e o regime republicano
(Trabalho de investigação na Biblioteca Nacional em Lisboa que visa abordar diferentes temáticas nos jornais do concelho: ideias republicanos, acontecimentos políticos, aspectos do quotidiano, publicidade e desporto)
2. Divulgação dos trabalhos realizados na Escola, no Concelho de Oeiras e na sua imprensa local (jornais e revistas).
3. Divulgação dos trabalhos realizados junto da Comissão Nacional para as Comemorações para o Centenário da República.
O projecto irá envolver uma série de actividades que visam a divulgação da história da I República e a integração da Escola em actividades dinamizadas pela Comissão Nacional para as Comemorações para o Centenário da República.
ACTIVIDADES A DESENVOLVER:
1.Pesquisa através de fontes variadas sobre a I República e realização de trabalhos a partir das fontes consultadas:
9º B
Elaboração de um roteiro republicano do Concelho de Oeiras
(Levantamento da toponímia do concelho relacionada com figuras e acontecimentos da história da República e sua explicação e ilustração através de fotografias e ilustrações de praças, ruas, placas, monumentos)
9º C
A Iconografia da República
(Levantamento de filmes, fotografias, ilustrações e caricaturas sobre a I República. Sua apresentação em trabalho colectivo final)
12º C
A Imprensa Local de Oeiras entre 1870 e 1933 – Os ideais republicanos e o regime republicano
(Trabalho de investigação na Biblioteca Nacional em Lisboa que visa abordar diferentes temáticas nos jornais do concelho: ideias republicanos, acontecimentos políticos, aspectos do quotidiano, publicidade e desporto)
2. Divulgação dos trabalhos realizados na Escola, no Concelho de Oeiras e na sua imprensa local (jornais e revistas).
3. Divulgação dos trabalhos realizados junto da Comissão Nacional para as Comemorações para o Centenário da República.
Características gerais
O Iluminismo contribuiu para a construção da modernidade europeia, por se ter caracterizado pela crítica à autoridade política e religiosa, pela afirmação da liberdade e pela confiança na Razão e no progresso da ciência, como meios de atingir a felicidade humana. Envio-vos este resumo para lerem e depois conversarmos sobre as ideias principais nele contidas.
É já para a semana, não se esqueçam!!!!
É já para a semana, não se esqueçam!!!!
liberalismo
A Guerra Civil entre Absolutistas e Liberais deu-se entre 1832 e 1834, entre D. Miguel e D. Pedro, dois irmãos com ideais antagónicos.Enviei-vos um resumo deste episódio para vos ajudar a compreender melhor esta parte da História. Gannharam as forças liberais, ainda bem que assim foi! Bom estudo.
Guerra Civil Portuguesa
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Egipto Antigo...

«As classes sociais eram: rei e agricultores. O rei pensavam que era como se fosse um rei. Agricultor no campo como é óbvio.»
«A figura representa um faró todo enrolado pronto a ir para os hieroglifos»
«O poder do Faraó era um poder da talossocracia. Era um poder de origem divina. Talossocracia significa poder e craçia significa deus.»
«O papel privilegiado dos escribas egípicios era o papiro e às vezes a argila.»
Conversas na Verney
21 de Janeiro - Apresentação do livro "O Verso da Língua" de Juva Batella
Um livro divertido em que as personagens são figuras da linguagem e a história pode levar a uma reflexão/debate sobre o acordo ortográfico. Imperdível para estudantes (des)interessados na Língua Portuguesa. Obrigatório para docentes de Português...
18 de Março - Anarquismo Português, esse desconhecido : Uma breve História" com Pier Francesco Zarcone
Uma apresentação histórica de uma história desconhecida : O movimento anarquista português por um estudioso do movimento anarquista internacional. Não há desculpa para faltar, principalmente se acha que a História tem outras histórias para contar (professores, bons e maus alunos de História...)
15 de Abril - "A Dinâmica da Criação Colectiva" com Marta Inocentes
Uma abordagem da criatividade do ponto de vista colectivo. Dirigido aos jovens que ainda estão a tempo de perceber que a dinâmica colectiva é diferente do somatório das dinâmicas individuais de criação...
3 de Maio - "Conversa com guitarra" com João Paulo Oliveira
Conversa com e sobre a guitarra. O que é e para que serve uma guitarra ? Pouca conversa e muita música...
Um livro divertido em que as personagens são figuras da linguagem e a história pode levar a uma reflexão/debate sobre o acordo ortográfico. Imperdível para estudantes (des)interessados na Língua Portuguesa. Obrigatório para docentes de Português...
18 de Março - Anarquismo Português, esse desconhecido : Uma breve História" com Pier Francesco Zarcone
Uma apresentação histórica de uma história desconhecida : O movimento anarquista português por um estudioso do movimento anarquista internacional. Não há desculpa para faltar, principalmente se acha que a História tem outras histórias para contar (professores, bons e maus alunos de História...)
15 de Abril - "A Dinâmica da Criação Colectiva" com Marta Inocentes
Uma abordagem da criatividade do ponto de vista colectivo. Dirigido aos jovens que ainda estão a tempo de perceber que a dinâmica colectiva é diferente do somatório das dinâmicas individuais de criação...
3 de Maio - "Conversa com guitarra" com João Paulo Oliveira
Conversa com e sobre a guitarra. O que é e para que serve uma guitarra ? Pouca conversa e muita música...
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«Mapa Associação Cultural»
Ciclo de Cinema dos Países da esfera da ex- URSS - Propaganda e Desencanto
Programa:
26 de Nov | Quinta feira 21:15
“Zemlya – Terra” de Aleksandr Dovzhenko – URSS, 1930, 70min
3 de Dezembro | Quinta feira 21:15
“Wilkasy 70” de Wojciech Wiszniewski – Polónia, 1971, 6min
“Recipe for life” de Marcel Lozinsky – Polónia, 1977, 82min
10 de Dezembro | Quinta feira 21:15
“Trace” de Wojciech Wiszniewski - Polónia, 1969, 6min
“89mm from Europe” de Marcel Lozinsky – Polónia, 1993, 11min
“Carpenter” de Wojciech Wiszniewski - Polónia, 1976, 13min
“Weaver” de Wojciech Wiszniewski – Polónia, 1975, 21min
“So it doesnt hurt?” de Marcel Lozinsky – Polónia, 1998, 47min
17 de Dezembro | Quinta feira 21:15
“Tomorrow: April 31. May 1. 1970” de Wojciech Wiszniewski – Polónia, 1970, 9min
“Prefab People” de Bela Tarr – Hungria, 1982, 76min
26 de Nov | Quinta feira 21:15
“Zemlya – Terra” de Aleksandr Dovzhenko – URSS, 1930, 70min
3 de Dezembro | Quinta feira 21:15
“Wilkasy 70” de Wojciech Wiszniewski – Polónia, 1971, 6min
“Recipe for life” de Marcel Lozinsky – Polónia, 1977, 82min
10 de Dezembro | Quinta feira 21:15
“Trace” de Wojciech Wiszniewski - Polónia, 1969, 6min
“89mm from Europe” de Marcel Lozinsky – Polónia, 1993, 11min
“Carpenter” de Wojciech Wiszniewski - Polónia, 1976, 13min
“Weaver” de Wojciech Wiszniewski – Polónia, 1975, 21min
“So it doesnt hurt?” de Marcel Lozinsky – Polónia, 1998, 47min
17 de Dezembro | Quinta feira 21:15
“Tomorrow: April 31. May 1. 1970” de Wojciech Wiszniewski – Polónia, 1970, 9min
“Prefab People” de Bela Tarr – Hungria, 1982, 76min
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Cultura em Oeiras

Neste espaço poderá encontrar informações sobre actividades culturais (exposições, debates, conferências, ciclo de cinema, etc) promovidas pela associação cultural «Mapa Cultural» que existe no concelho de Oeiras.
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Reforma Protestante
Este documento serve para facilitar o estudo da Reforma Protestante que se torna confuso para alunos de 12, 13 anos, uma vez que, a sua sensibilidade religiosa cada vez é menor.
A Crise Religiosa
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A Crise Religiosa
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Temática
Nesta rubrica irão falar os alunos que "brincam" com a História, com respostas repletas de "bom humor" que nos fazem rir e reflectir.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Organização socio-económica
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Idade M�dia
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Gótico
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RomanizaçãO Pi
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