sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Museus e Projectos de Instituições Culturais

Registo alguns sites que considero interessantes.

4000 years of women in science
http//www.astr.ua.edu/4000ws/4000ws.htm

Colecção Berardo
http://www.a22.pt/museu/1/berardo.htmp

Musée du Louvre, Paris
http:www.culture.fr/louvre

Museo del Prado, Madrid
http:/museoprado.mcu.es

Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
http://www.eunet.pt/IPM/A ANTIGA/aantiga.htm

Museu Nacional dos Coches, Lisboa
http//www.eunet.pt/IPM/COCHES/coches.htm

Nacional Gallery,Londres
http//www.nationalgallery.org.uk

Tate Modern Gallery,Londres- obras de arte organizadas por temas
http://www.tate.org.uk/modern/default.htm

Museu Gulbenkian,Lisboa
http://www.ip.pt/gulbenkian/25.html

Musei Vaticani,Roma: Galerias e Capela Sistina
http://www.christusrex.org/www/vaticano/O-Musei.html

Musée d'Orsay,Paris
http://museeorsay.fr

Actividade de Dramatização

Passos a seguir para uma actividade de dramatização:
FUNÇÕES

Professor- Define as personagens e os seus papéis
Escolhe os alunos e ensaia-os
Alunos
- Uns representam os personagens
- Outros recebem o guião que facilite a observação/ assistência
à representação(espectadores)

GESTÃO DA ACTIVIDADE
- Os actores fazem uma apreciação das suas personagens
- Os espectadores opinam sobre a situação observada e questionam os
alunos/actores(apoio do professor)
- O professor, no final da sessão, avalia a dramatização(balanço
da actividade/ síntese)

Agora é escolher o que gostarias de representar... "A nossa viagem ao Espaço" ou " Um dia sem Internet, o que é que eu faço?!...."

Guião para análise de um Documento Escrito

Envio-vos algumas sugestões de análise de documentos para vos orientar na sua compreensão.

Identificação
- Natureza do documento( carta, livro...)
- Autor/ data ou época ( texto histórico/historiográfico)

Análise
- Levantamento do vocabulário desconhecido
- Identificação de nomes( personalidades, acontecimentos, lugares)
- Destaque das ideias secundárias
-Enfoque ( explicação/ debate) da ideia prrincipal

Significado
- Testemunho de uma época/ ambiente e vivências
- Reflexo da leitura/ opção ou posição política, religiosa ou outra do autor

Saber-fazer/ Saber-ser
- Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese, de juízo crítico e de argumentação/ debate.

Peste Negra




A imagem conduz-nos a um cenário de terror: A Peste Negra.Trazida do Oriente pelos marinheiros genoveses,esta doença agressiva encontrou uma população na Europa extremamente enfraquecida pela fome, o que facilitou imenso a sua propagação; Europa central, Inglaterra, Alemanha,Escandinávia, todas as populações se renderam a este flagelo. Prtugal não foi excepção. Se quiseres aprofundar podes consultar Virgínia Rau, historiadora portuguesa especializada em Idade Média em Portugal.
Vai a dica: " Un DocumentPortugaissur la Peste Noire de 1348", separata de Annalesdu Midi, Toulouse, 1966.

Convento de Mafra


O Palácio-convento de Mafra foi mandado construir por D. João V, o Magnânimo, na vila de Mafra. O conjunto resultou em 40.000 m2 de construção e cerca de 1300 dependências, "Obra maior que o Reino", como diria D. João V.
O Convento tornou-se o símbolo do poder absoluto do rei e um cartão de visita para toda a Europa esplendorosamente absolutista.
A afirmação do poder joanino reflecte-se na edificação de muitas igrejas, cobertas interiormente de talha dourada, na remodelação do Paço da Ribeira, ao qual se acrescenta uma nova ala com escadas e salões luxuosamente decorados e representações diplomáticas que surpreenderam a Europa pela sua pompa e riqueza.
Para poderm testemunhar toda esta magnanimidade façam uma visita com amigos ou familiares ao Museu dos Coches.

Luís XIV e a centralização do poder político em França


Este retrato de Luís XIV, obra de Hyacinthe Rigaud tornou-se a imagem oficial do Rei-Sol, pela riqueza e simbologia das suas vestes. O manto azul, traje dos grandes sacerdotes no Antigo Testamento, bordado com a flor de lis, símbolo solar e emblema dos reis de França, no peito o símbolo da ordem do Espírito Santo, que o torna membro da Cavalaria;a espada de França , representação do poder militar do defensor da Igreja; o ceptro, símbolo da autoridade; a coroa referente à coroação de Carlos Magno imperador e a mão da justiça,sinal do poder de condenar ou perdoar.
A sumptuosidade das suas vestes projectam o Rei para um universo inatingível em que o poder do Homem se confunde com o poder de Deus.

Dieixo-vos algumas frases célebres de Luís XIV:
" Estado sou Eu"
" O trabalho assusta apenas as almas fracas"
"É mais fácil reconciliar a Europa inteira do que duas mulheres"
"Ir-me-ei embora, mas o Estado permanecerá sempre"

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Projectos da Escola Luís de Freitas Branco

Projecto: Participação da Escola Secundária Luís de Freitas Branco nas Comemorações do Centenário da República – A República no Concelho de Oeiras

O projecto irá envolver uma série de actividades que visam a divulgação da história da I República e a integração da Escola em actividades dinamizadas pela Comissão Nacional para as Comemorações para o Centenário da República.

ACTIVIDADES A DESENVOLVER:

1.Pesquisa através de fontes variadas sobre a I República e realização de trabalhos a partir das fontes consultadas:

9º B
Elaboração de um roteiro republicano do Concelho de Oeiras
(Levantamento da toponímia do concelho relacionada com figuras e acontecimentos da história da República e sua explicação e ilustração através de fotografias e ilustrações de praças, ruas, placas, monumentos)

9º C
A Iconografia da República
(Levantamento de filmes, fotografias, ilustrações e caricaturas sobre a I República. Sua apresentação em trabalho colectivo final)


12º C
A Imprensa Local de Oeiras entre 1870 e 1933 – Os ideais republicanos e o regime republicano
(Trabalho de investigação na Biblioteca Nacional em Lisboa que visa abordar diferentes temáticas nos jornais do concelho: ideias republicanos, acontecimentos políticos, aspectos do quotidiano, publicidade e desporto)

2. Divulgação dos trabalhos realizados na Escola, no Concelho de Oeiras e na sua imprensa local (jornais e revistas).

3. Divulgação dos trabalhos realizados junto da Comissão Nacional para as Comemorações para o Centenário da República.

Características gerais

O Iluminismo contribuiu para a construção da modernidade europeia, por se ter caracterizado pela crítica à autoridade política e religiosa, pela afirmação da liberdade e pela confiança na Razão e no progresso da ciência, como meios de atingir a felicidade humana. Envio-vos este resumo para lerem e depois conversarmos sobre as ideias principais nele contidas.
É já para a semana, não se esqueçam!!!!

liberalismo

A Guerra Civil entre Absolutistas e Liberais deu-se entre 1832 e 1834, entre D. Miguel e D. Pedro, dois irmãos com ideais antagónicos.Enviei-vos um resumo deste episódio para vos ajudar a compreender melhor esta parte da História. Gannharam as forças liberais, ainda bem que assim foi! Bom estudo.


Egipto Antigo...


«As classes sociais eram: rei e agricultores. O rei pensavam que era como se fosse um rei. Agricultor no campo como é óbvio.»

«A figura representa um faró todo enrolado pronto a ir para os hieroglifos»

«O poder do Faraó era um poder da talossocracia. Era um poder de origem divina. Talossocracia significa poder e craçia significa deus.»

«O papel privilegiado dos escribas egípicios era o papiro e às vezes a argila.»

Conversas na Verney

21 de Janeiro - Apresentação do livro "O Verso da Língua" de Juva Batella
Um livro divertido em que as personagens são figuras da linguagem e a história pode levar a uma reflexão/debate sobre o acordo ortográfico. Imperdível para estudantes (des)interessados na Língua Portuguesa. Obrigatório para docentes de Português...

18 de Março - Anarquismo Português, esse desconhecido : Uma breve História" com Pier Francesco Zarcone
Uma apresentação histórica de uma história desconhecida : O movimento anarquista português por um estudioso do movimento anarquista internacional. Não há desculpa para faltar, principalmente se acha que a História tem outras histórias para contar (professores, bons e maus alunos de História...)

15 de Abril - "A Dinâmica da Criação Colectiva" com Marta Inocentes
Uma abordagem da criatividade do ponto de vista colectivo. Dirigido aos jovens que ainda estão a tempo de perceber que a dinâmica colectiva é diferente do somatório das dinâmicas individuais de criação...

3 de Maio - "Conversa com guitarra" com João Paulo Oliveira
Conversa com e sobre a guitarra. O que é e para que serve uma guitarra ? Pouca conversa e muita música...

Ciclo de Cinema dos Países da esfera da ex- URSS - Propaganda e Desencanto

Programa:
26 de Nov | Quinta feira 21:15
“Zemlya – Terra” de Aleksandr Dovzhenko – URSS, 1930, 70min

3 de Dezembro | Quinta feira 21:15
“Wilkasy 70” de Wojciech Wiszniewski – Polónia, 1971, 6min
“Recipe for life” de Marcel Lozinsky – Polónia, 1977, 82min

10 de Dezembro | Quinta feira 21:15
“Trace” de Wojciech Wiszniewski - Polónia, 1969, 6min
“89mm from Europe” de Marcel Lozinsky – Polónia, 1993, 11min
“Carpenter” de Wojciech Wiszniewski - Polónia, 1976, 13min
“Weaver” de Wojciech Wiszniewski – Polónia, 1975, 21min
“So it doesnt hurt?” de Marcel Lozinsky – Polónia, 1998, 47min

17 de Dezembro | Quinta feira 21:15
“Tomorrow: April 31. May 1. 1970” de Wojciech Wiszniewski – Polónia, 1970, 9min
“Prefab People” de Bela Tarr – Hungria, 1982, 76min

Cultura em Oeiras



Neste espaço poderá encontrar informações sobre actividades culturais (exposições, debates, conferências, ciclo de cinema, etc) promovidas pela associação cultural «Mapa Cultural» que existe no concelho de Oeiras.

Reforma Protestante

Este documento serve para facilitar o estudo da Reforma Protestante que se torna confuso para alunos de 12, 13 anos, uma vez que, a sua sensibilidade religiosa cada vez é menor.

A Crise Religiosa

Check out this SlideShare Presentation:

Temática

Nesta rubrica irão falar os alunos que "brincam" com a História, com respostas repletas de "bom humor" que nos fazem rir e reflectir.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Organização socio-económica

Check out this SlideShare Presentation:

Gótico

Check out this SlideShare Presentation:

Relações de Dependência

Check out this SlideShare Presentation:

RomanizaçãO Pi

Check out this SlideShare Presentation: