terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cultura de Massas no início do século XX

Apresentação em Power Point realizada por alunos de uma turma do 12º Ano sobre aspectos da cultura de massas: a música ligeira, o desporto, o cinema, a literatura de suspense e a B.D.

Check out this SlideShare Presentation:

As Vanguardas na Pintura do início do século XX

Apresentação em Power Point da autoria da prof. Ana Paula Torres sobre as vanguardas na pintura. Do Fauvismo ao surrealismo. Descobre as características de cada vanguarda e procura interpretar as pinturas apresentadas.

Check out this SlideShare Presentation:

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Tradições de Natal

Apresentação que revela a origem de algumas das nossas tradições de Natal.

Check out this SlideShare Presentation:

Pré-História



« Para obterem os seus meios de subsistência, os homens primitivos dedicavam-se à reprodução»

«A recolecção é os homens andarem a viver à custa da Deusa-mãe»

«Os povos que não têm residência fixa chamavam-se desabitantes»

«O que eu entendo por Paleolítico e Neolítico é que no Paleolítico o homem vivia a descobrir e no Neolítico o homem vivia a melhorar as formas de viver»

«O Paleolítico é a idade do pau»

«No Paleolítico havia instrumentos de pedra feitos de pau»

«O continente que foi o berço da humanidade foi a sociedade»

20 Datas da História de Portugal

Apresentação em Power Point sobre as 20 datas mais importantes da História de Portugal. Foi realizado no ano lectivo de 2006/2007 por alunos de uma turma do 11º Ano: Ana Rita, Frederico, Helena e Sofia.

Check out this SlideShare Presentation:

domingo, 13 de dezembro de 2009

Introdução

A civilização egípcia, uma das mais antigas civilizações dos grandes rios, constituiu um exemplo de civilização agrária. Caracterizada pela existência de uma sociedade estratificada e pela profunda religiosidade do seu povo, esta civilização representou também um modelo de Estado teocrático

Laços de dependência pessoal

Entre os séculos IX e XII surgiu a sociedade senhorial, caracterizada pelo predomínio do clero e da aristocracia guerreira sobre os camponeses que lhes estavam completamente dependentes , prevalecendo os laços de dependência pessoal.
A base territorial em que se exercia o poder dos senhores (nobres e clérigos) era o domínio senhorial. Uma parte desse domínio era dividida em parcelas ( os mansos) e entregue para a exploração aos colonos, que assim ficavam na dependência do seu senhor.
A anterior submissão a um soberano foi substituída pelas relações interpessoais de fidelidade e de protecção. Assim, os laços de interdependência pessoal, estabelecidos através de um contrato de vassalagem, evidenciam o carácter hierárquico desta sociedade.
Nos séculos XII e XIII, a Europa conheceu um período de ressurgimento económico. O surgimento de condições climáticas favoráveis e progressos técnicos estão na base do dinamismo do mundo rural europeu nos séculos XII e XIII. O crescimento demográfico originou a ocupação de novos espaços através de processos de expansão e colonização.Verificou-se, igualmente, a reanimação do comércio e o aparecimento das feiras.
Nos séculos XII e XIII verificou-se em Portugal o fortalecimento do poder real. Para isso, contribuiu o desenvolvimento dos concelhos que se organizaram por todo o território nacional.

Os Romanos na Península Ibérica

Após ter conquistado toda a Península Itálica no século II a.C.,o domínio de Roma estendeu-se à Península Ibérica no século I a.C.Para garantir a eficácia da administração e o controlo dos povos conquistados,foi dividida em províncias: a Lusitânia, a Bética e a Tarraconense.
Ao mesmo tempo, um conjunto de factores contribuíram para a integração dos povos dominados:a língua latina, o direito, os costumes e a cultura romanas, levados a todo o lado, graças à acção das legiões, dos mercadores e dos colonos romanos. Assim, do norte a sul, Portugal atesta a presença romana de outrora: nos nomes de cidades, nas ruínas de muitas povoações e monumentos; em moedas, objectos de adorno, estátuas, mosaicos, armas, peças de cerâmica;e noutras mais duradouras como a língua portuguesa.

A Democracia Anteniense no século V a.C.

O século V a.C. constituiu o período mais notável da civilização ateniense. Para além do elevado nível das suas criações artísticas e culturais, foi neste século que a evolução das instituições políticas atenienses atingiu a democracia. O governo e a administração de Atenas

Ficha de trabalho

Ficha de trabalho/ 10º Ano


OS QUE FIZERAM HISTÓRIA

Leonardo da Vinci foi uma das figuras importantes do Renascimento.

1- Pesquisa informação sobre esta personalidade e evidencia o seu contributo para a história da Humanidade.

2- Caracteriza a pintura Renascentista a partir da pintura a óleo sobre madeira" A Virgem dos Rochedos".

3- Lê este excerto da obra "Tratado sobre pintura" de Leonardo da Vinci:

"Uma luz demasiado viva não permite belas sombras. Ao crepúsculo ou no nevoeiro, quando o sol está ainda velado pelas nuvens, repara na graça e na delicadeza dos homens e das mulheres(...). Esta é a perfeita iluminação. Que a tua sombra, desaparecendo pouco a pouco na luz, se esbata como o fumo, ou os sons de uma doce música.
3.1-Caracteriza as técnicas pictóricas que possibilitam a visualização da descrição de Leonardo da Vinci.

Bom trabalho!

Características Gerais

Trabalho realizado pelo aluno Diogo Redin. Exemplo a ser seguido por outros...

Check out this SlideShare Presentation: